Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 23 de março de 2012

Páscoa com problemas

 "A resolução de problemas é a própria razão do ensino de matemática". (Krulic) 
Na reta final do 2º período, os alunos da Oficina MIL, da escola os Assentos resolveram, a pares, os problemas dos coelhos Jeremias e Orelhudo.
A resolução de problemas, recorrendo a situações reais do quotidiano, é fundamental no interesse e motivação do aluno, devendo-se incentivar a um raciocínio lógico e não mecanizado. 

A toda a comunidade escolar a Oficina MIL deseja  uma FELIZ PÁSCOA, sem problemas...claro!


quarta-feira, 21 de março de 2012

Os pais foram à escola

As oficinas MEL (Melhor Escrita e Leitura) e MIL (Matemática Interativa e Lúdica), realizaram na escola dos Assentos, uma Aula Aberta. Convidamos os pais/EE a irem à escola para a realização de uma aula em conjunto com os seus educandos. 
A partir da história A Princesa Teresa e a Fada Fauna do livro Ciência a Brincar - Descobre a Matemática, realizámos a atividade. A professora Paula Moita, trabalhou a história com os alunos do 4º ano que a ilustraram e apresentaram muito bem. A matemática veio a seguir, com as pistas da Fada Fauna todos os grupos descobriram o príncipe da Princesa Teresa. Leiam a história e descubram o que é o tetraedro! 
No final pais e filhos jogaram OURI. Acho que ganharam os pais... ou melhor, ganhámos todos com esta partilha!







sábado, 17 de março de 2012

Campeonato Nacional de Jogos de Matemática


No dia 9 de março, realizou-se o 8º Campeonato Nacional de Jogos de Matemática, no Estádio Universitário de Coimbra. Estiveram presentes cerca de 2500 alunos de 500 escolas. A distribuição dos jogos por ciclo foi a seguinte:
1º ciclo - Semáforo, Gatos & Cães e Ouri
2º ciclo - Gatos & Cães, Ouri e Hex
3º ciclo - Ouri, Hex e Rastros
Secundário - Hex, Rastros e Avaço

"Motivar os jovens para a aprendizagem da Matemática é o principal objectivo da competição que procura ainda promover e divulgar os jogos matemáticos nas vertentes pedagógica, cultural e histórica."

Nós, por cá, continuamos a preparar-nos para o campeonato OURI, a realizar no 3º período. Lançamos o desafio para a participação no 9º CNJM em 2013! 

quinta-feira, 15 de março de 2012

EUROS

Durante uns dias trabalhámos com euros. Contámos euros e cêntimos. Verificámos que podemos ter 1 euro com diferentes moedas. Fizemos esses registos e uma "loja", onde compramos e vendemos os nossos produtos.




"Foi mesmo divertido!" (Mara)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Medições

"O metro é a unidade principal das medidas de comprimento. Um metro tem 10 decímetros, o decímetro é  0,1 do metro. Um metro tem 100 centímetros, o centímetro é 0,01 do metro. Para medir utilizamos a régua ou a fita métrica.
Medimos as mesas, o quadro, o computador, as estantes e o livro.
Medimos  também as nossas alturas, o Francisco é o mais alto, mede 1,46 m, a Carolina mede 1,35 m, a Leonor 1,39 m e o Henrique, o Rodrigo e o Tiago medem 1,38 m." (3º G/H)






"Gosto muito de fazer estas medições." (Henrique)



A centésima

O grupo de 3º ano das turmas G e H, da escola do Atalaião, continuam com os números decimais. Verificámos que uma décima tem 10 centésimas e que um euro são 10 moedas de 10 cêntimos e 100 moedas de um cêntimo. Fizeram-se os respetivos registos e consolidaram-se conteúdos numa aula da Escola Virtual.






quarta-feira, 7 de março de 2012

Medidas de tempo

O grupo de 2º ano, da Escola dos Assentos, está a trabalhar as medidas de tempo. Identificámos os meses, construímos um calendário, nos relógios marcámos horas e minutos, fizemos registos no caderno diário e resolvemos os exercícios da aula da Escola Virtual sobre esta temática. Foram duas aulas animadas!





"Já sei ver as horas!" (Gabriela)

O 4º D na Oficina MIL

A turma do 4º ano, da Escola dos Assentos, foi à Oficina MIL. Procuramos que os meios disponíveis cheguem, esporadicamente, também a toda a turma e não só aos alunos que frequentam as oficinas. Desta vez consolidámos conteúdos, as unidades de medida de comprimento, numa aula da Escola Virtual, no quadro interactivo. 




sexta-feira, 2 de março de 2012

A divisão do chocolate

Esta semana o grupo das turmas G e H, do 3º ano, da escola do Atalaião, dividiu um chocolate em 10 partes iguais. Cada parte é 0,1 do chocolate. Contámos as décimas, registámos, fizemos leituras online e resolvemos problemas.








No final comeram-se as décimas! 


"São mesmo boas estas décimas." (Leonor e Francisco)